Detalhes da Notícia

Petrópolis reconhecida por evolução em turismo

16/12/2014

Gustavo Henrique Braga

Petrópolis (RJ) foi premiada nesta terça-feira (16), em Brasília, por ser a cidade brasileira não capital a registrar a maior evolução no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014, pesquisa do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e a Fundação Getúlio Vargas. A série histórica do levantamento, que começou em 2008, avalia anualmente o nível de desenvolvimento de 65 destinos considerados indutores do turismo regional. A pesquisa mede avanços em 13 critérios relacionados à atividade turística.

O município fluminense registrou variação positiva de 4,0 pontos em relação à pontuação do ano passado, subindo de 66,4 em 2013 para 70,4 pontos em 2014. O resultado posiciona a cidade na 14ª colocação do ranking geral de competitividade em turismo. Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, "um dos maiores desafios para os destinos é ampliar o papel e o impacto da atividade turística na geração de riqueza, empregos e divisas. Para isso é importante investir em qualidade, ajustar processos de planejamento e, principalmente, não perder o foco no turista", afirma.

Entre as iniciativas que levaram o destino ao prêmio destaca-se a realização de oficinas de capacitação dirigidas aos funcionários de museus locais e centros de informação turística, além da requalificação dos condutores das Vitórias – tipo tradicional de charretes que percorrem os pontos turísticos do Centro Histórico.

Outro projeto positivo foi a adesão de Petrópolis ao Programa Cidades Sustentáveis, que oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos municípios. Destaca-se, também, o projeto de sensibilização que visa mostrar à população à importância do turismo para a região.

A maior nota de Petrópolis (78,4 pontos) foi conquistada no quesito Atrativos Turísticos, o que leva em consideração a arquitetura tombada do Centro Histórico e heranças do Brasil Império, como o Museu Imperial, onde os visitantes podem ver a coroa usada por Dom Pedro II.

O ESTUDO - As variáveis consideradas pela pesquisa são: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Ambientais, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Aspectos Sociais e Aspectos Culturais. A primeira edição do Índice de Competitividade foi apresentada em 2008 e a versão de 2014 é a sexta da série histórica.

Fonte: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20141216_9.html

Voltar