Detalhes da Notícia

Palestra/Debate: Padrão CBME de Competências do Guia Voluntário de Montanha

Visando fomentar a discussão sobre a reformulação da estrutura de cursos e do processo de formação de guias do CEP, trazemos para Petrópolis a palestra apresentada por Guilherme Silva no Papo de Montanha, do CEL.

Nela, temas polêmicos e de grande importância para os clubes foram tratados, tais como: a função e a natureza dos clubes de montanhismo, o papel e a relevância do guia voluntário de montanha, os requisitos mínimos de sua formação, o Padrão CBME, sua viabilidade e possíveis estratégias de implementação etc.

Se você é guia do clube, pretende ser guia ou simplesmente se interessa pelos temas propostos, venha assistir a palestra e participar desse debate!

Guilherme Silva atualmente é integrante do corpo de guias do CEL – Clube Excursionista Light e curador do Papo de Montanha.

Suas primeiras experiências no montanhismo foram a partir de 1977, em trilhas.

De 1988 até 1994 morou no alto da Serra da Mantiqueira, nas nascentes do Rio Grande, tendo relacionamento direto com a sociedade local e o meio ambiente.

Em 2007 aprendeu a escalar no CBM do CEL.

De 2010 a 2012 foi diretor técnico do CEL, quando planejou e executou o Curso de Formação de Guias de Montanha, baseado nos padrões de competências do guia de montanha voluntário da CBME; o Curso de Guias de Cordada; e o Papo de Montanha, programa de difusão de conhecimentos sobre o Montanhismo.

Escala quando pode, principalmente paredes e falésias, sempre em caráter amador.

Valoriza a capacitação ampla e divulgação do conhecimento.

Voltar