Detalhes da Notícia

Liberação do acesso à Maria Comprida

No mês de agosto deste ano, Julian Kronenberger (Tchassa) junto com Bernardo (APA- Petrópolis) negociaram o acesso à Maria Comprida com o atual proprietário do terreno.
 
No mês de setembro, sócios e amigos do Centro Excursionista Petropolitano,  realizaram a manutenção da trilha.
 
No mesmo mês, em trabalho conjunto, O Centro Excursionista Petropolitano e o Centro Excursionista Teresopolitano concluíram a sinalização.
 
Hoje, a trilha está sinalizada com placas nas cores verde e amarela.
 
 
Procedimento para a caminhada
 
 
Agendar a caminhada com o caseiro Sr. Nicolau pelo telefone (24) 99248-2123 e solicitar que o mesmo deixe o nome do guia / responsável na portaria do condomínio. Pede-se, fazer o agendamento com 24h ou 72h de antecedência. Confirmar o agendamento com a portaria do condomínio pelo telefone (24) 99986-1168.
 
No dia da excursão, levar o termo de responsabilidade (pegar o termo no link acima), devidamente preenchido, com os nomes dos participantes e o nome da montanha (Maria Comprida, Serra das Antas...),  e deixá-lo na portaria.
 
Há um limite de trânsito para montanhistas dentro do condomínio, sendo permitida a entrada de dois carros e oito participantes.
 
Entrando no condomínio, subir à esquerda. Depois de uns 400m, há uma leve descida e uma rua à frente. Estacione no final desta rua sem saída (viradouro).
 
Início da trilha
 
Saindo do carro, percebemos uma estradinha acima. Não se deve subir o barranco. Deve-se voltar, aproximadamente, uns 100 metros e entrar em um caminho de concreto com gramado lateral. Subindo, aproximadamente, uns 200 metros, veremos à esquerda, fixada em uma árvore, a placa com o texto “Trilha da Maria Comprida”. Entrando na trilha avistamos uma caixa d’água azul. Não devemos seguir em direção à caixa d’água e sim seguir pela direita. Respeite a sinalização e boa caminhada!
Neste ano de 2013 e no início de 2014, o acesso está liberado. Já no final de 2014 e início de 2015, entre dezembro e fevereiro, a trilha será fechada para preservação da trilha nos dias de chuva. Este procedimento se repetirá nos anos seguintes.

 

Veja as fotos:

Voltar